CABO VERDE
Cabo Verde é uma economia aberta, de pequena dimensão e muito condicionada pela conjuntura externa. Apesar da conjuntura económica
externa desfavorável e do seu impacto inevitável na economia de Cabo Verde, nomeadamente no ano de 2009, esta foi capaz de apresentar ao
longo dos últimos anos um crescimento económico sustentado com: (i) crescimento do PIB nos últimos 5 anos a uma taxa média anual superior
a 6%; (ii) Taxa de inflação anual estável e de aproximadamente 2%; (iii) Dívida Pública inferior a 90% do PIB; (iv) moeda (Escudo de Cabo
Verde) estável; e (v) elevado grau de estabilidade política.
Apesar do contexto positivo do país, os próximos anos colocam uma série de desafios que devem ser ultrapassados e combatidos para que Cabo Verde possa
prosseguir o seu rumo de crescimento económico, nomeadamente: (i) mercado interno reduzido; (ii) economia externa desfavorável; (iii) infraestruturas
insuficientes; (iv) capital humano escasso; e (v) Taxa de Desemprego relativamente alta.
No que concerne ao Setor das Telecomunicações, a rede fixa em Cabo Verde encontra-se relativamente bem desenvolvida quando comparada com outras redes
fixas em África. Também a rede móvel evoluiu de forma rápida, desde a sua introdução em 1998, atingindo em 2006 uma taxa de cobertura em todo o
território de cerca de 80% e em 2010 alcançando uma taxa de penetração de 76%.
Apesar do elevado potencial de crescimento do Setor das Telecomunicações para os próximos anos existem ainda alguns constrangimentos que devem ser
tidos em conta, como: (i) elevadas tarifas de comunicação; (ii) velocidades de acesso reduzidas; e (iii) exclusividade de entrada e saída de
comunicações internacionais.
O governo cabo-verdiano pretende alcançar as seguintes metas estratégicas no setor das telecomunicações nos próximos anos: (i) criação de um quadro
jurídico-institucional para a introdução de uma efetiva concorrência nos serviços do setor das telecomunicações; (ii) promoção do desenvolvimento de
redes e serviços de comunicações segundo uma via de modernidade; (iii) aumento da cobertura dos serviços de telecomunicações no meio rural; (iv)
desenvolvimento da “sociedade da informação”; e (v) redução do fosso digital no quadro de programas universais.
De realçar que ao longo dos últimos anos foram desenvolvidos vários projetos na área das TICs e do E-government levando Cabo Verde a ser considerado
um dos países africanos mais avançados na área do E-government.